Consulta

A imagem é dividida em duas faixas horizontais. Na parte superior, há uma foto de dois estudantes sorrindo um para o outro, uma menina à direita e um menino à esquerda, ambos adolescentes e pessoas com deficiência. No plano inferior desta imagem, o texto "Consulta sobre o Direito à Educação das Pessoas com Deficiência" é lido à esquerda, e à direita há uma caixa retangular de cores verde e laranja na qual se lê "Participe!" e, abaixo, o texto "Clique aqui para responder ao questionário".

A imagem é dividida em duas faixas verticais. Á esquerda, se lê o texto “Consulta sobre o Direito à Educação das Pessoas com Deficiência”. À direita há, uma caixa retangular de cores verde e laranja na qual se lê “Participe!” e, abaixo, o texto “Clique aqui para responder ao questionário”.

A educação inclusiva tem como base e horizonte a superação de todas as formas de discriminação, a promoção da igualdade, o respeito à diversidade, a convivência democrática e o diálogo entre todos os sujeitos da comunidade educativa. Esta consulta busca, particularmente, reunir informações sobre o direito à educação das pessoas com deficiência, grupo a que historicamente esse direito tem sido negado.

Convidamos você a participar! Queremos escutar a sociedade, com o objetivo de levar suas vozes às autoridades e contribuir para que essas opiniões sejam consideradas na elaboração de políticas que garantam o direito à educação para todos e todas.

– Clique aqui para ver o questionário online dirigido a organizações da sociedade civil e representantes de faculdades e universidades

– Clique aqui para ver o questionário online dirigido a estudantes, docentes e familiares de pessoas com deficiência

 

Caso queira conhecer alguns dos termos e conceitos relacionados a esse tema, clique aqui.

Agradecemos a contribuição de Vernor Muñoz (Campanha Global pela Educação), Inés Escallón (Inclusion International) e Luis Fernando Astorga (Instituto Interamericano sobre Discapacidad y Desarrollo Inclusivo) para a elaboração desta consulta. Esta é uma iniciativa do Observatório Regional de Educação Inclusiva, realizada pela Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE), em parceria com Mais Diferenças e com o apoio de OREALC/UNESCO Santiago.

rodapé